quinta-feira, 7 de maio de 2009

Reverberações da Mostra

Nos últimos dias da Mostra CAC desse ano, reunidos em grande assembléia, deliberamos sobre alguns pontos problemáticos no departamento, evidenciados ao longo das discussões na semana, que seriam inclusos em carta aberta dos estudantes dirigida ao Conselho do CAC. (leia aqui). Dois meses depois, diversos pontos foram debatidos e, em sua maioria, positivamente transformados, configurando, assim, uma força enorme dos estudantes e de seus novos RDs (Otávio e Tutti do 2° ano) nesse ano de 2009. Segue abaixo um pequeno esquema das reverberações objetivas, a partir das propostas da carta:
1
PROPOSTA:
DRT para todos

AÇÃO DOS ESTUDANTES:
Abaixo assinado com cerca de 110 assinaturas (quase todo o corpo discente efetivo no departamento). Exposição de comissão de estudantes no conselho. Convocação de conselho extraordinário.

RESULTADO EFETIVO
Deliberou-se em conselho extraordinário realizado em 17 de março, que todos os formados no CAC receberão a carta garantindo o documento. No entanto, a resolução é válida apenas por um ano (até novembro de 2009)[1]; para que “incentive-se” a disposição, de estudantes e professores, em resolver a questão no Ministério do Trabalho.

[1] Foi também criada uma Comissão de docentes e discentes para tentar resolver o problema em longo prazo

2
PROPOSTA
Democratização das instâncias burocráticas no departamento.

AÇÃO DOS ESTUDANTES:
Apresentação da proposta pelos RDs no conselho do CAC.

RESULTADO EFETIVO:
Criação de uma proto-conselho democrático (chamado de assembléia do cac) que acontecerá às primeiras terças do mês e será aberto a todos. Entretanto, não tem poder deliberativo, apenas indicativo.

3
PROPOSTA
Reforma Curricular

AÇÃO DOS ESTUDANTES:
Apresentação da demanda pelos RDs no conselho do CAC. Incorporação de pauta na primeira assembléia do CAC.

RESULTADO EFETIVO:
Apresentação da nova proposta curricular na primeira assembléia do CAC (28/04). Alteração da proposta inicial a partir das proposições levadas pelos estudantes; como a reintegração da disciplina Teatro e Sociedade e, na habilitação em teoria, a troca da obrigatoriedade da disciplina Didática para Introdução aos estudos de educação. Além de esclarecimento do caráter de todas as mudanças e incorporações.

4
PROPOSTA:
Institucionalização da Mostra CAC

RESULTADO EFETIVO:
A crítica aos professores devido a sua não participação na Mostra CAC desse ano teve repercussão inicial absolutamente negativa quando da leitura da carta no conselho. O principal argumento foi de que “não fomos convidados a construir conjuntamente; por isso não participamos”. O assunto não voltou a ser discutido desde então.

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